Header

Certificação de Entidades Formadoras

Main Content

Atualizado em 08-11-2021

Dando cumprimento ao previsto no artigo 15º da Portaria nº 851/2010, de 6 de setembro de 2010, alterada pela Portaria nº 208/2013, de 26 de junho, a DGERT definiu a lista de indicadores a fornecer anualmente pelas entidades formadoras certificadas e iniciou o processo de recolha dos mesmos.

A lista de indicadores e a informação detalhada sobre este processo pode ser consultada no menu Processo de certificação/Manutenção da certificação/indicadores de desempenho.


O primeiro exercício de recolha está a decorrer até ao início de Dezembro e destina-se apenas às entidades formadoras que foram certificadas inicialmente até à data de 31-12-2018. 

Neste exercício os indicadores incidem, excecionalmente, sobre dois anos, 2019 e 2020. Esta opção justifica-se para que os dados fornecidos não sejam enviesados pelo facto de 2020 ser considerado um ano de atividade atípica, devido aos constrangimentos causados pela pandemia por COVID-19.

Os indicadores são recolhidos num formulário eletrónico definido pela DGERT e referem-se a:

  • Estrutura formativa da entidade, com referência ao final de junho de 2021
  • Atividade formativa desenvolvida nos anos 2019 e 2020


A DGERT notificou as entidades formadoras para o fornecimento dos dados, por correio eletrónico, para o endereço registado na área reservada da entidade na plataforma da certificação. 

Caso seja uma entidade com certificação inicial até 31-12-2018 e não recebeu a mensagem, por favor contacte o endereço eletrónico de apoio.

O acesso ao formulário e o prazo de resposta são indicados na notificação.

Para apoio na preparação da informação relativa ao apuramento dos indicadores e no preenchimento do formulário, consultar o documento Indicadores de desempenho da entidade formadora certificada - Orientações de Apoio


Todas as questões sobre este processo devem ser remetidas para info.dsqa@dgert.mtsss.pt 


A DGERT agradece a colaboração das entidades formadoras certificadas para a boa prossecução desta iniciativa.