Header

Certificação de Entidades Formadoras

Main Content

Manutenção da certificação - atualização dos documentos de apoio

30 de Maio 2018

A DSQA informa que foram atualizados os documentos explicativos do processo de manutenção da certificação:

Processo de manutenção da certificação - linhas de orientação

Plataforma eletrónica - funcionalidade manutenção da certificação

As novas versões encontram-se disponíveis no menu Documentos de apoio

 

Atualização de listagem

30 de Maio 2018

A DSQA informa que foi atualizada a lista de entidades que perderam a certificação por motivo de revogação, caducidade ou renúncia. Consulte a listagem atualizada no menu respetivo

 

Horário de atendimento atualizado

02 de Maio 2018

A DSQA informa que o horário de atendimento presencial e telefónico da Certificação de Entidades Formadoras foi atualizado para o seguinte:

09h00-13h00

14h00-17h00

 

Atualização de listagens - 3 de Abril 2018

A DSQA informa que foram atualizadas as seguintes listagens:

Lista de entidades que perderam a certificação

Lista de entidades certificadas no âmbito setorial pela Direção-Geral de Política de Justiça

 

Participação na Futurália 2018 - 12 Março 2018

A Futurália é o maior evento dedicado à educação, formação e orientação educativa, de âmbito nacional. A edição de 2018 vai decorrer de 14 a 17 de Março na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.

A Certificação de Entidades Formadoras vai estar presente, juntamente com a REFERNET, em representação da DGERT.

Consulte a agenda e todas as informações sobre o evento aqui.

 

Prémio Criatividade e Inovação na Formação - 12 Março 2018

O Forma-te, promotor do Prémio Criatividade e Inovação na Formação, pretende promover e valorizar as boas práticas desenvolvidas pelas Entidades Formadoras que constituem o Sistema Nacional de Qualificações.

A primeira fase desta Iniciativa tem início a 10 de Fevereiro de 2018, terminando a 02 de Abril de 2018, este período de tempo corresponde à duração da apresentação e submissão das candidaturas e de um Projeto Inovador.

O Prémio será atribuído numa sessão pública no dia 10 de Maio de 2018, no V Congresso Nacional da Formação Profissional, que decorrerá no Grande Auditório do ISCTE-IUL, Lisboa.

Clique para mais informações e candidaturas

 

Importante - Site e plataforma da certificação indisponiveis dia 30 novembro

29 Novembro 2017

Amanhã, dia 30 de Novembro, o site e a plataforma eletrónica da Certificação vão estar temporiamente indisponíveis por motivo de atualização técnica. 

A situação de indisponibilidade inicia-se pelas 9h30 e estima-se que possa durar no máximo 4 horas.

Agradecemos a compreensão de todos os utilizadores para o incómodo causado.

 

Atualização de lista de entidades formadoras sem certificação pela DGERT

4 de Setembro 2017

A DSQA informa que foi atualizada a lista de entidades formadoras que perderam a certificação DGERT por motivo de revogação, caducidade ou renúncia pelas próprias.

 

Atualização de listagem de entidades com certificação revogada

27 Novembro 2017

A DSQA informa que foi atualizada a lista de entidades formadoras que perderam a certificação pela DGERT por motivo de revogação, caducidade ou renúncia pelas mesmas. Consulte no respetivo menu.

 

Atualização de listas de entidades formadoras

11 Outubro 2017

A DSQA informa que foi atualizada seguinte informação:

  • Lista de entidades autárquicas certificadas como entidades formadoras pela extinta Fundação CEFA

  • Lista de entidades que perderam a certificação pela DGERT, por motivo de revogação, caducidade ou renúncia

 

Novo endereço do Portal da Certificação

2 de Agosto 2017

O endereço do website da Certificação foi alterado para http://certifica.dgert.gov.pt

Durante alguns meses vai estar ativo um redireccionamento automático do antigo para o novo endereço, mas sugere-se que os utilizadores façam a atualização do novo endereço nas suas ligações usuais/favorito da Internet.

 

Importante - Emissão de certificados de formação por entidades formadoras certificadas pela DGERT

18 Janeiro 2017

A DGERT tem vindo a ser confrontada com inúmeras situações em que empresas certificadas que, não tendo uma intervenção direta na organização e desenvolvimento da formação, são contratadas por empresas sem certificação apenas para emitirem os certificados de formação aos formandos através da plataforma SIGO.

O que se tem constatado nestes casos, é que, não obstante a prestação de serviços desta natureza pressupor uma intervenção da entidade certificada  em todo o processo formativo, na realidade esse processo bem como os recursos necessários ao mesmo, são assegurados pela empresa não certificada, limitando-se a entidade formadora certificada a emitir os certificados finais.

A DGERT afirma que considera esta situação inaceitável, agindo, sempre que se identifique a entidade formadora certificada em causa, em conformidade com as suas competências de organismo certificador.

 

Esclarecimento sobre utilização da Ficha Curricular - modelo DGERT

21 de Julho 2016

A DSQA informa todos os interessados que a utilização do modelo de Ficha Curricular da DGERT por parte das entidades formadoras, deverá ocorrer apenas no âmbito da apresentação de pedidos ao Sistema de Certificação e no que respeita à caracterização curricular de colaboradores da sua equipa técnico-pedagógica, conforme referido na nota introdutória do próprio documento.

Como tal, a Ficha Curricular não pode ser exigida por entidades formadoras em processos de seleção de candidatos a formadores, uma vez que não cabem no âmbito de pedidos de certificação efetivos e nessa fase os colaboradores não fazem ainda parte da sua equipa técnico-pedagógica, podendo não vir a integrá-la de todo.

Mais se informa que esta configura uma prática irregular por parte das entidades, a qual será devidamente considerada no âmbito do seu relacionamento com o Sistema de Certificação.

 

Atualização de listagem de revogação da certificação

30 de Junho 2017

A DSQA informa que foi atualizada a lista de entidades formadoras que perderam a certificação por motivos de revogação, caducidade ou renúncia pelas próprias.

 

Semana Europeia de Competências Profissionais - concurso de fotografia

16 de Maio 2017

A Comissão Europeia está a organizar a 2.ª Semana Europeia de Competências Profissionais que decorrerá de 20 a 24 de novembro de 2017, com o objetivo de partilhar e promover iniciativas e atividades que proporcionem aos jovens e adultos a descoberta dos seus talentos e os sensibilizem no sentido de melhorar a qualidade e a relevância das suas competências, de modo a acompanhar a evolução das necessidades do mercado de trabalho.

Uma dos desafios lançados pela CE é o #CedefopPhotoAward 2017, concurso organizado pelo Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (Cedefop) que pretende promover as boas práticas no domínio da educação e formação.

As regras e o formulário de candidatura encontram-se no site http://www.cedefop.europa.eu/en/tags/cedefopphotoaward,  sendo o prazo limite para a apresentação de candidatura o dia 15 de julho, pelas 23h59 CET (prazo de entrega das reportagens fotográficas).

O prémio será atribuído na cerimónia de encerramento da 2.ª Semana Europeia de Competências Profissionais, em 24 de novembro de 2017, em Bruxelas. Para mais informações e esclarecimento contatar o Cedefop, através do email: CedefopPhotoAward@cedefop.europa.eu

 

Atualização de listagem de revogação da certificação

31 de Março 2017

A DSQA informa que foi atualizada a lista de entidades de entidades formadoras que perderam a certificação por motivos de revogação, caducidade ou renúncia pelas próprias

 

Oficinas técnicas da DGERT 

17 de Maio 2017

Em parceria com a Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, a DGERT e o Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do MTSSS vão realizar uma sessão de esclarecimento sobre o sistema de certificação de entidades formadoras e preenchimento do Relatório Único.

As oficinas técnicas serão realizadas no Anfiteatro C1.13, do Instituto Politécnico de Setúbal, no próximo dia 23 de maio, a partir das 9h e as inscrições são limitadas, devendo ser efetuadas através do email ce.drh@esce.ips.pt

Na parte da manhã, a DGERT abordará o Sistema de Certificação de Entidades Formadoras, enquanto modelo de avaliação assente no estabelecimento de condições que garantem a qualidade dos operadores de formação e no acompanhamento mais regular e direto dos seus contextos práticos de intervenção.

Na parte da tarde e a cargo do GEP, serão abordadas diversas questões relacionadas com o preenchimento do Relatório Único.

Estas sessões visam contribuir para o esclarecimento dos procedimentos inerentes ao processo de reconhecimento das entidades formadoras e esclarecimento de dúvidas que permitam um melhor preenchimento do Relatório Único.

Consulte aqui o programa.

 

Conferência sobre qualidade na educação de adultos - revisão por pares

21 de Abril 2017

No próximo dia 4 de Maio vai decorrer no CECOA (Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins) a Conferência Nacional Qualidade ao Serviço da Educação de Adultos "Revisão por pares": uma proposta inovadora?, organizada no âmbito do projeto europeu PRALINE, do qual o Centro é parceiro.

A convite do CECOA,  a Direção de Serviços de Qualidade e Acreditação vai participar com uma intervenção sobre o foco na qualidade das entidades formadoras.

Mais informações e inscrições em http://www.cecoa.pt/news/show/466.html

 

Atualização de listagem de entidades acreditadas

8 de Março 2017

A DSQA informa que foi atualizada a lista de entidades formadoras acreditadas pela DGERT.

 

Importante - Avaliação da satisfação com a Certificação de Entidades Formadoras

13 de Janeiro 2017

A DSQA está a proceder à avaliação da satisfação das entidades formadoras que a contactam no âmbito da certificação ainda durante todo o mês de Janeiro. O seu contributo é muito importante para a melhoria da intervenção global da DGERT neste processo.
Responda por favor a um breve questionário.

 

Atualização de listagem

13 de Janeiro 2017 - atualização a 26 de Janeiro

A DSQA informa que foi atualizada listagem de Entidades formadoras acreditadas pela DGERT.

 

Esclarecimento sobre entidades que podem requerer a certificação pela DGERT - importante

Atualizado: 8 de Novembro 2016
Publicado: 11 de Junho 2014

No menu Sistema de Certificação de entidades formadoras-destinatários  foi atualizada informação sobre as entidades que têm enquadramento na Portaria nº 851/2010, de 6 de Setembro, alterada e republicada pela Portaria nº 208/2013, de 26 de Junho.

Esclarece-se quais as tipologias de entidades que, de acordo com o artigo 4º da referida Portaria, podem requerer a certificação inserida na política da qualidade dos serviços e aquelas que, pela sua natureza jurídica e reconhecimento oficial já detido, podem estar excepcionadas de deter esta certificação específica  (designadamente, entidades formadoras reconhecidas pelos respetivos ministérios de tutela e no âmbito dos sistemas educativo, científico e tecnológico) para efeitos das vantagens/benefícios que a mesma aporta, designadamente no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações,

Com este esclarecimento deixou de ser disponibilizada a lista de entidades formadoras equiparadas a entidades certificadas publicada até Junho de 2014. Perante a informação disponibilizada no menu, cada entidade deve posicionar-se quanto ao seu enquadramento na Portaria e em caso de dúvida solicitar esclarecimentos à DGERT.

 

Esclarecimento sobre utilização da Ficha Curricular - modelo DGERT

21 de Julho 2016

A DSQA informa todos os interessados que a utilização do modelo de Ficha Curricular da DGERT por parte das entidades formadoras, deverá ocorrer apenas no âmbito da apresentação de pedidos ao Sistema de Certificação e no que respeita à caracterização curricular de colaboradores da sua equipa técnico-pedagógica, conforme referido na nota introdutória do próprio documento.

Como tal, a Ficha Curricular não pode ser exigida por entidades formadoras em processos de seleção de candidatos a formadores, uma vez que não cabem no âmbito de pedidos de certificação efetivos e nessa fase os colaboradores não fazem ainda parte da sua equipa técnico-pedagógica, podendo não vir a integrá-la de todo.

Mais se informa que esta configura uma prática irregular por parte das entidades, a qual será devidamente considerada no âmbito do seu relacionamento com o Sistema de Certificação.