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Objectivos
A melhoria da capacidade, qualidade e fiabilidade do serviço de formação prestado pelas entidades formadoras, de modo a satisfazer as necessidades do mercado e responder às expectativas dos seus clientes, constitui o objectivo central do Sistema de Certificação.
Na Portaria nº 851/2010, de 6 de Setembro alterada e republicada pela Portaria nº 208/2013, de 26 de Junho, são definidos os seguintes objectivos para o Sistema de Certificação:
- Promover a qualidade e a credibilização das entidades formadoras que operam no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações
- Contribuir para que o financiamento das actividades formativas tenha em conta a qualidade da formação ministrada e os seus resultados
Âmbito da certificação
A certificação da entidade formadora é um reconhecimento global da capacidade de a entidade executar formação, concedido por áreas de educação e formação nas quais desenvolve a sua oferta formativa.
A atribuição da certificação por áreas de educação e formação significa que foi reconhecida à entidade formadora a capacidade de desenvolver as actividades que integram as diferentes fases do ciclo formativo, bem como uma intervenção especializada em determinadas áreas temáticas.
A validação desta actuação especializada exige a avaliação das condições detidas pela entidade formadora em termos de práticas e de recursos, por comparação com o referencial de qualidade da certificação e uma apreciação técnica mais específica de dimensões como:
- A adequação dos objectivos e conteúdos de formação
- As competências técnicas dos formadores
- Os requisitos técnicos mínimos das instalações e equipamentos em função das áreas de formação prosseguidas
No âmbito setorial, a certificação pode ser concedida por áreas de educação e formação, cursos e acções de formação, conforme definido em legislação própria.
A Classificação Nacional das Áreas de Educação e Formação (CNAEF), aprovada pela Portaria nº 256/2005 de 16 de Março, constitui o referencial adoptado pela DGERT para a classificação das áreas de educação e formação para efeitos de certificação das entidades formadoras.
Conceitos
Certificação
Ato de reconhecimento formal de que uma entidade detém competências, meios e recursos adequados para desenvolver atividades formativas em determinadas áreas de educação e formação.
Entidade formadora certificada
Entidade dotada de recursos e capacidade técnica e organizativa para desenvolver processos associados ao desenvolvimento de formação, objeto de avaliação e reconhecimento oficiais.
Referencial de qualidade
O conjunto de requisitos de certificação da entidade formadora que definem condições relativas à intervenção da mesma no âmbito para que é certificada.
Área de educação e formação
O conjunto de programas de educação e formação, agrupados em função da semelhança dos seus conteúdos principais.
Auditoria
O processo de verificação da conformidade da atuação das entidades requerentes da certificação e das certificadas, face aos requisitos de certificação e deveres da entidade formadora certificada.