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Responsabilidade da entidade formadora certificada
A certificação da entidade formadora significa um reconhecimento externo da qualidade da sua prestação de serviços de formação, concedido por uma entidade isenta. Desse reconhecimento decorrem um conjunto de responsabilidades e obrigações para com os seus formandos, formadores, clientes e outros agentes envolvidos.
Na prestação do seu serviço de formação uma entidade certificada deve:
Planificar a sua actividade de modo a prestar serviços que correspondam às necessidades dos seus utilizadores
Garantir a realização dos projectos formativos que define, de acordo com as condições pedagógicas e organizativas previstas
Dispôr de recursos humanos qualificados com as competências técnicas e pedagógicas adequadas aos projectos formativos e respectivos destinatários
Garantir a articulação permanente entre a sua equipa formativa, formandos e clientes
Assegurar espaços e equipamentos adequados com as caracteristicas adequadas aos projectos formativos e respectivos destinatários
Assegurar atendimento permanente a formandos, formadores, clientes e outros agentes, sempre que dirija a sua oferta formativa a público em geral
Divulgar e publicitar a sua formação com base em informação clara e inequívoca
Emitir certificados de formação de acordo com a legislação em vigor
Dispôr de um regulamento de funcionamento da formação, do conhecimento de formandos, formadores e outros agentes envolvidos
Assegurar o acompanhamento e avaliação global do processo formativo e dos formandos e formadores
Auscultar os seus clientes, formandos e formadores, no sentido de saber a sua opinião sobre os serviços prestados e a sua forma de organização
Avaliar e rever sistematicamente a forma como presta os seus serviços de formação e introduzir as melhorias necessárias para elevar a sua qualidade
Ser exigente com os resultados alcançados com a sua prestação, prevendo mecanismos de acompanhamento pós-formação
Pautar a sua conduta por princípios éticos e de igualdade e correcção no tratamento de todos os agentes envolvidos na formação e respeitar as normas legais que regulam a sua actividade e cumprir as obrigações a que se comprometa contratualmente com terceiros
Tratar as reclamações que lhe sejam dirigidas, de acordo com a legislação aplicável, aproveitando-as como oportunidade de melhoria