Main Content
Na fase de manutenção da certificação, o artigo 15º da Portaria nº 851/2010, de 6 de setembro de 2010, alterada pela Portaria nº 208/2013, de 26 de junho, prevê que a entidade formadora certificada estabelecida em território nacional, forneça anualmente à DGERT um conjunto de indicadores relacionados com as seguintes dimensões:
I. Estrutura e organização internas
II. Qualidade do serviço de formação
III. Resultados da atividade formativa
Objetivos da recolha de indicadores
Para a DGERT:
- Obter informação atualizada da estrutura e atividade formativa da entidade certificada, que permita a sua caraterização e o acompanhamento da sua evolução;
- Apoiar o processo de notificação e realização de auditorias de manutenção.
Para a entidade formadora:
- Realizar uma análise do estado e evolução da sua estrutura e atividade formativa (autoavaliação);
- Constituir uma base para intervenções corretivas e de melhoria contínua da qualidade dos seus serviços e produtos e do seu desempenho como entidade formadora.
Processo de recolha de indicadores
A DGERT definiu a lista de indicadores e o modelo, instrumento e calendário associados a este processo:
- A regularidade da recolha é anual, incide sobre a atividade formativa desenvolvida no ano transacto e dirige-se às entidades formadoras certificadas até ao dia 31 de dezembro do ano anterior ao da atividade em análise
- Os dados são fornecidos pela entidade num formulário eletrónico específico. Antes do seu preenchimento, a entidade deve preparar a informação relativa aos indicadores definidos, de acordo com orientações que forem fornecidas na notificação da DGERT
- A DGERT notifica as entidades formadoras através de mensagem enviada para o endereço de correio eletrónico que consta das respetivas áreas reservadas na plataforma eletrónica da certificação. O acesso ao formulário e o prazo para resposta da entidade são indicados nessa notificação
A entidade é responsável pela veracidade e fiabilidade dos dados fornecidos, os quais são suscetíveis de ser validados em sede de auditoria de manutenção da certificação.
Lista de Indicadores
Os indicadores de desempenho são constituídos por dados quantitativos e qualitativos, abrangem as três dimensões consideradas na Portaria e que respeitam, igualmente, aos requisitos do referencial de certificação.
A lista pode ser revista anualmente, mediante a avaliação efetuada pela DGERT após cada fase de recolha e tratamento, numa perspetiva de melhoria contínua do processo.
I. Estrutura e organização internas |
1 - Número de colaboradores com intervenção na formação, por função: gestão da formação, coordenação pedagógica, formadores, colaborador com funções na formação a distância, outras funções de apoio técnico e administrativo 2 - Número de colaboradores com intervenção na formação, por tipo de vínculo: interno e externo 3 - Número de formadores com intervenção, por forma de organização: presencial, a distância 4 - Número médio de horas de formação proporcionada pela entidade a colaboradores internos com funções na formação 5 - Localização da estrutura principal de formação 6 - Localização de outros espaços utilizados para a formação, próprios ou agenciados externamente 7 - Número de espaços utilizados na formação, próprios ou agenciados externamente |
II. Qualidade do serviço de formação |
8 - Nível médio de satisfação de formandos com a qualidade global da formação 9 - Nível médio de satisfação de formandos com o desempenho dos formadores 10 - Nível médio da satisfação de formandos com o acompanhamento e coordenação pedagógica 11 - Nível médio de satisfação de formandos e formadores com as condições das instalações e equipamentos 12 - Número de reclamações 13 - Ações corretivas e de melhoria implementadas, relacionadas com o cumprimento do referencial de certificação, a satisfação de formandos e clientes, a melhoria da eficácia da atividade e a adequação da oferta formativa 14 - Identificação de outros modelos ou normas de qualidade implementados, relacionados ou não com a formação |
III. Resultados da atividade formativa |
15 - Dados de execução global - número de ações de formação realizadas; número total de formandos inscritos; carga horária média das ações 16 - Volume de formação executado - por forma de organização da formação 17 - Volume de formação executado – por modalidade de formação 18 - Volume de formação executado – por tipo de público-alvo 19 - Taxa de execução das ações 20 - Taxa de assiduidade 21 - Taxa de desistência 22 - Taxa de aproveitamento 23 - Número de certificados de formação emitidos na plataforma SIGO 24 - Iniciativas de acompanhamento ou avaliação pós-formação, relacionadas com a inserção profissional, a satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional |