Main Content
Requisitos de certificação
Os requisitos de certificação são condições obrigatórias que determinam a qualidade das práticas adoptadas pela entidade formadora na prestação do seu serviço de formação.
Os requisitos aplicam-se a todas as entidades que solicitem certificação e às entidades certificadas para efeitos da manutenção desse reconhecimento.
1. Requisitos prévios
Os requisitos prévios são condições legais de base que permitem à entidade formadora requerer a certificação.
2. Requisitos do referencial de qualidade
O referencial de qualidade determina as características ou condições mínimas de estruturação da actividade formativa de uma entidade formadora relativas à capacidade instalada em termos de recursos, às práticas inerentes aos processos de desenvolvimento da formação e aos resultados alcançados.
A sua avaliação é assegurada, pela DGERT, por via da análise técnica do pedido de certificação e em momento de auditoria à entidade formadora. A observação de incumprimento dos requisitos pode determinar, consoante a sua gravidade e o momento em que ocorrer, o indeferimento do pedido de certificação ou a revogação total ou parcial
da certificação.
Deveres da entidade certificada
Uma vez certificada, a entidade formadora deve manter o cumprimento dos requisitos bem como de um conjunto de deveres associado a esse reconhecimento, previsto na legislação:
- execução efetiva da atividade formativa de acordo com a sua certificação
- publicitação da certificação de acordo com as regras aplicáveis
- cumprimento de obrigações legais ao nível da prestação do serviço de formação
- divulgação e promoção clara da sua oferta formativa
- avaliação anual do seu desempenho de acordo com procedimentos e indicadores definidos
- registo e atualização da sua oferta formativa conforme indicações da entidade certificadora
Certificação regulada setorialmente
No âmbito setorial, a certificação da entidade formadora segue, em termos gerais, este referencial de certificação. Não obstante, em legislação própria podem ser definidos requisitos específicos para determinada área de educação e formação, determinados cursos ou determinadas acções, que complementem ou anulem os requisitos de certificação, bem como outras obrigações especificas para manter a certificação setorial concedida.
A definição e avaliação desses requisitos próprios e dos respetivos critérios de apreciação e fontes de verificação, são da responsabilidade das entidades certificadoras setoriais.
Os requisitos de certificação e os deveres de entidade certificada estão detalhados no Guia do Sistema de Certificação.