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O que significa ser uma entidade certificada?
A certificação da entidade formadora significa um reconhecimento externo da qualidade da sua prestação de serviços de formação, concedido por uma entidade isenta. Desse reconhecimento decorrem um conjunto de responsabilidades e obrigações para com os seus formandos, formadores, clientes e outros agentes envolvidos.
Na prestação do seu serviço de formação uma entidade certificada deve:
(entre outros possíveis)
- Planificar a sua actividade de modo a prestar serviços que correspondam às necessidades dos seus utilizadores
- Garantir a realização dos projectos formativos que define, de acordo com as condições pedagógicas e organizativas previstas
- Dispôr de recursos humanos qualificados com as competências técnicas e pedagógicas adequadas aos projectos formativos e respectivos destinatários
- Garantir a articulação permanente entre a sua equipa formativa, formandos e clientes
- Assegurar espaços e equipamentos adequados com as caracteristicas adequadas aos projectos formativos e respectivos destinatários
- Assegurar atendimento permanente a formandos, formadores, clientes e outros agentes, sempre que dirija a sua oferta formativa a público em geral
- Divulgar e publicitar a sua formação com base em informação clara e inequívoca
- Emitir certificados de formação de acordo com a legislação em vigor
- Dispôr de um regulamento de funcionamento da formação, do conhecimento de formandos, formadores e outros agentes envolvidos
- Assegurar o acompanhamento e avaliação global do processo formativo e dos formandos e formadores
- Auscultar os seus clientes, formandos e formadores, no sentido de saber a sua opinião sobre os serviços prestados e a sua forma de organização
- Avaliar e rever sistematicamente a forma como presta os seus serviços de formação e introduzir as melhorias necessárias para elevar a sua qualidade
- Ser exigente com os resultados alcançados com a sua prestação, prevendo mecanismos de acompanhamento pós-formação
- Pautar a sua conduta por princípios éticos e de igualdade e correcção no tratamento de todos os agentes envolvidos na formação
- Respeitar as normas legais que regulam a sua actividade e cumprir as obrigações a que se comprometa contratualmente com terceiros
- Tratar as reclamações que lhe sejam dirigidas, de acordo com a legislação aplicável, aproveitando-as como oportunidade de melhoria
Sou cliente de uma entidade formadora, qual o meu papel?
Ser um cliente informado e exigente na selecção da entidade e relativamente ao serviço que lhe vier a ser prestado, exigindo a sua qualidade permanente e o cumprimento das condições que forem divulgadas e acordadas entre ambos.