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Certificação de Entidades Formadoras

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O que significa ser uma entidade certificada?

A certificação da entidade formadora significa um reconhecimento externo da qualidade da sua prestação de serviços de formação, concedido por uma entidade isenta. Desse reconhecimento decorrem um conjunto de responsabilidades e obrigações para com os seus formandos, formadores, clientes e outros agentes envolvidos.


Na prestação do seu serviço de formação uma entidade certificada deve:

(entre outros possíveis)

  • Planificar a sua actividade de modo a prestar serviços que correspondam às necessidades dos seus utilizadores

  • Garantir a realização dos projectos formativos que define, de acordo com as condições pedagógicas e organizativas previstas

  • Dispôr de recursos humanos qualificados com as competências técnicas e pedagógicas adequadas aos projectos formativos e respectivos destinatários

  • Garantir a articulação permanente entre a sua equipa formativa, formandos e clientes

  • Assegurar espaços e equipamentos adequados com as caracteristicas adequadas aos projectos formativos e respectivos destinatários

  • Assegurar atendimento permanente a formandos, formadores, clientes e outros agentes, sempre que dirija a sua oferta formativa a público em geral

  • Divulgar e publicitar a sua formação com base em informação clara e inequívoca

  • Emitir certificados de formação de acordo com a legislação em vigor

  • Dispôr de um regulamento de funcionamento da formação, do conhecimento de formandos, formadores e outros agentes envolvidos

  • Assegurar o acompanhamento e avaliação global do processo formativo e dos formandos e formadores

  • Auscultar os seus clientes, formandos e formadores, no sentido de saber a sua opinião sobre os serviços prestados e a sua forma de organização

  • Avaliar e rever sistematicamente a forma como presta os seus serviços de formação e introduzir as melhorias necessárias para elevar a sua qualidade

  • Ser exigente com os resultados alcançados com a sua prestação, prevendo mecanismos de acompanhamento pós-formação 

  • Pautar a sua conduta por princípios éticos e de igualdade e correcção no tratamento de todos os agentes envolvidos na formação

  • Respeitar as normas legais que regulam a sua actividade e cumprir as obrigações a que se comprometa contratualmente com terceiros

  • Tratar as reclamações que lhe sejam dirigidas, de acordo com a legislação aplicável, aproveitando-as como oportunidade de melhoria



Sou cliente de uma entidade formadora, qual o meu papel?

Ser um cliente informado e exigente  na selecção da entidade e relativamente ao serviço que lhe vier a ser prestado, exigindo a sua qualidade permanente e o cumprimento das condições que forem divulgadas e acordadas entre ambos.